A Comunicação Interpessoal ocorre num “contexto da interacção face-a-face” (Manuel João Vaz Freixo, Teorias e Modelos de Comunicação, p. 157-158), ou seja, baseia-se em situações onde duas ou mais pessoas se encontram face-a-face fisicamente, onde há comunicação verbal e não-verbal (através de olhares, da expressão facial e corporal, do tom de voz, etc), e na troca de mensagens o que receptor comunica é a consequência directa do que diz o emissor e tem que haver atenção mútua.
A comunicação interpessoal tem pontos de contacto com a comunicação grupal, organizacional e de massas.
A Comunicação Grupal (ou de pequeno grupo), tal como o nome indica, desenvolve-se em pequenos grupos, diferenciando-se da comunicação interpessoal apenas porque em grupo as pessoas reagem de maneira diferente. Existem vários tipos de modalidades/redes de comunicação, entre elas a rede circular, onde nenhum dos participantes têm posição central, e a rede em “y”, centralizada, entre outras, onde existe centralidade, e como tal pode evitar-se mais os erros e melhorar a execução das tarefas.
A nossa sociedade é organizada, e a nossa Comunicação acaba por ser Organizacional. Nós nascemos, somos educados, trabalhamos, divertimo-nos e morremos em organizações. Esta comunicação organizacional tem duas orientações, a comunicação de marketing centrada no “produto, no serviço e na marca” e a comunicação empresarial, centrada nela própria, ou seja, “centrando-se no desenvolvimento do fluxo comunicacional no seio da organização” (Secção Módulo 4 - Níveis de Comunicação, da área da disciplina Teorias e Modelos de Comunicação na plataforma de e-learning do Instituto Piaget). As decisões nas empresas serão impossíveis se não forem facilmente compreendidas, e isso pressupõe a partilha e explicitação, das e nas ideias, uma vez que uma instituição é constituída por grupos de pessoas que interagem entre si.
Na Comunicação de Massas, os «mass media» tem um papel importante na nossa sociedade, uma vez que tendem a homogeneizar o seu público, e desta maneira, os indivíduos acabam por perder as suas personalidades e características únicas que os distinguem, para passarem a ter atitudes, gostos, etc, quase idênticos, este é o problema ou perfeição, da nossa sociedade «massificada».
Helena
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Helena,
ResponderEliminarobrigado pelo seus posts... é exactamente o que se pretende.
Nada a regsitar quanto à forma como trata os temas.
Obrigado
PPM